Isolamento Acústico de Parede: A Melhor Solução

Ago 21, 2023

Procura uma solução que lhe permita não ouvir ruídos provenientes da rua, enquanto está a tentar descansar? A qualidade do isolamento acústico das paredes interiores tem uma grande influência no nível de ruído sonoro que ouvimos no interior da nossa habitação. Se ainda não conhece o sistema de construção ICF, esta pode ser a solução que procura para ter um isolamento sonoro da melhor qualidade. Leia este artigo e saiba mais sobre a melhor solução para o isolamento acústico de parede.

Isolamento Acústico de Parede: Essencial para a Privacidade

O isolamento acústico de paredes interiores é fundamental para termos um ambiente confortável e funcional. É especialmente importante em ambientes onde a privacidade é essencial, desde habitações, a hotéis, escolas e escritórios. No entanto, é também importante em espaços industriais para minimizar o ruído produzido que poderá perturbar as habitações em redor.

Comecemos pelo básico: o som propaga-se através de ondas sonoras e consegue mover-se com facilidade através do ar, madeira e vidro, por exemplo. Existem diversas técnicas e materiais que podem ser usados para reduzir a transmissão do som entre espaços.

Isolamento Acústico de Parede: Materiais a Evitar

Há diversos materiais que não proporcionam um bom isolamento acústico. Entre estes, destacamos:

Materiais de baixa densidade – não formam uma barreira eficaz que impeça a transmissão de som.

Materiais que refletem o som – superfícies metálicas ou de vidro, que podem refletir o som em vez de bloquear, e que resulta em ecos e reverberações.

Materiais finos e ocos – como é o caso de painéis de madeira fina, papel e papelão, que permitem que o som passe através deles. Caso se use madeira como isolante sonoro, esta deve ser densa e maciça.

Como Obter um Isolamento Sonoro de Parede Eficaz?

Ter um isolamento acústico eficaz parte de uma boa avaliação inicial do ambiente envolvente, de forma a compreender os ruídos mais comuns nesse local.

O segundo passo passa por selecionar materiais adequados e de qualidade para o revestimento das paredes. Os materiais podem incluir painéis de isolamentos, mantas isolantes, espumas acústicas, entre outros. É importante que estes sejam densos e capazes de isolar as frequências de som que se deseja bloquear.

A eficácia do isolamento acústico pode variar dependendo dos materiais, da densidade, da qualidade da instalação e das características específicas do espaço.

Sistema ICF: Menos Ruídos Indesejados

O sistema ICF é capaz de proporcionar um isolamento acústico muito eficaz e bloquear diversos ruídos indesejados.

Antes de mais, o que é o sistema ICF? ICF, Insulated Concrete Forms, é um sistema de construção onde são utilizados blocos pré-fabricados, usualmente de poliestireno expandido. Esses blocos ocos, depois de montados para dar estrutura ao edifício, são preenchidos com betão armado.

O poliestireno expandido é da família dos plásticos e, apesar de ser considerado um material leve, quando utilizado neste sistema específico, consegue proporcionar uma menor transmissão de som do que nos sistemas de construção tradicional.

Ao aliar este sistema com janelas de vidros duplos, isolamento de elementos horizontais e da cobertura, os edifícios têm uma capacidade de isolamento acústico superior aos restantes. Para além disso, possuem uma elevada capacidade de isolamento térmico, permitindo poupar recursos no aquecimento/arrefecimento dos espaços.

Mais Vantagens do Sistema de Construção ICF

Como vimos, o sistema ICF oferece elevada qualidade no isolamento térmico e acústico. Mas as vantagens deste sistema não se ficam por aqui!

1 – Velocidade na Construção

O tempo de construção no local de obra é mais reduzido do que numa construção tradicional, assim como a mão de obra. Como os painéis são extremamente leves, a sua instalação é mais rápida.
Sistema com Elevada Resistência Estrutural
Este sistema tem resistência anti-sísmica. As paredes de betão armado tornam estas construções capazes de resistir a diversos fenómenos naturais. O EPS utilizado nos sistemas ICF não é inflamável, tornando-o mais resistente ao fogo, de 1 a 4 horas, do que uma construção tradicional. Tem ainda uma resistência a ventos até 320 Km/h.

2 – Barreira Extra Contra as Infiltrações

Com o EPS e o betão armado, terá uma barreira adicional no que respeita às infiltrações. Isto significa que poderá esquecer o aparecimento de fissuras, bolores e fungos. No que é que isto se traduz? Numa qualidade do ar muito superior e, por sua vez, num melhor espaço para a sua saúde respiratória.

3 – Sistema Com Baixo Custo de Manutenção

Um sistema resistente significa que terá de se preocupar com muito menos manutenções. Apesar de ser um sistema que inicialmente pode ser mais caro, esse gasto extra no começo acaba por ser rapidamente compensado com o que irá poupar na manutenção e no aquecimento/arrefecimento.

4 – Economia no Aquecimento/Arrefecimento

Com um sistema que é capaz de isolar a temperatura de forma bastante eficaz (Classe A ou A+), terá de gastar menos recursos para aquecer ou arrefecer o espaço – a temperatura mantém-se por um período de tempo superior. Isto traz-nos a última vantagem.

5 – Uma Solução Mais Sustentável

Ao gastar menos recursos para manutenção de uma temperatura interior agradável, acaba por estar a contribuir para uma menor emissão de gases de efeito de estufa. Sabia que uma obra de um sistema ICF também produz menos 17% de lixo do que numa obra “normal”?

Diga Adeus Aos Ruídos e Olá ao Conforto

Com o sistema ICF, não terá ruídos indesejados a perturbar o seu descanso. Se não sabe se é a melhor solução para a sua obra, converse com um profissional e obtenha orientações específicas com base nas características do seu espaço.

Apesar de ser mais eficaz incorporar o isolamento acústico durante a construção, também é possível realizar melhorias em edifícios existentes. Fale com a nossa equipa e descubra a melhor solução.

 

Categorias

Recentes

Construção em Blocos de Esferovite: Mitos & Factos

Quando falamos em incluir esferovite em projetos de construção surgem logo imensas dúvidas e receios. Apesar deste ser um material que facilmente faz parte da nossa rotina num determinado estado e formato, assumimos logo que poderá não ser a melhor opção na construção...

Blocos para Muros: Como Fazer a Melhor Escolha

O artigo que está prestes a ler pretende ajudar a escolher a melhor opção de blocos para muros, tendo em conta o seu projeto de construção, mais concretamente direcionado para a construção de muros. Iremos apresentar as diferentes opções de material para construção de...

Conheça os Diferentes Blocos de Construção

São vários os blocos de construção utilizados na criação de edifícios e outras estruturas. Para quem não sabe, as diferentes caraterísticas dos blocos de construção influenciam a leveza e o isolamento térmico dessas estruturas. Siga-nos neste artigo e conheça os...

Isolamento Térmico Interior: O Guia Essencial

A escolha de um isolamento térmico interior de qualidade é importante na hora da construção do edifício. Para além de benefícios a nível de conforto, terá também diversos benefícios a nível económico, uma vez que isolamento de qualidade é sinónimo de uma maior...

As Melhores Empresas de Isolamento Térmico

Uma questão sempre sensível numa obra ou projeto é o isolamento térmico. Não só por uma questão de conforto, mas também porque permite reduzir bastante os custos com climatização. No entanto, para garantir que tem um trabalho bem feito, importa poder contar com as...

Como Praticar Uma Construção Ecológica

Uma construção ecológica é uma construção sustentável, que tem em consideração as preocupações ambientais relacionadas com o impacto da atividade humana no meio ambiente. Assim, a construção ecológica tem como objetivo responder à pergunta: como construir edifícios...

Eficiência Energética: O Que Precisa de Saber

As alterações climáticas e o impacto dos combustíveis fósseis, bem como a menor quantidade dos mesmos, levaram a uma preocupação crescente com a sustentabilidade. Entre as várias respostas possíveis, a eficiência energética foi uma das que recebeu - e continua a...

O Que Esperar de Uma Construção Sustentável?

O mundo mudou e as preocupações de construtores e clientes já não se ficam pelo conforto, pelo espaço ou pela singularidade da arquitetura. A construção sustentável assumiu, de vez, um papel de destaque e surge de conceitos atuais, como as alterações climáticas e a...

Passive House: O Guia Essencial

Pode ser uma novidade para alguns, mas o conceito de passive house veio para ficar. Neste artigo, fique a saber tudo sobre as casas passivas, a origem desta norma, denominada passivhaus, e como obter a certificação de passive haus. Saiba ainda quanto tem de despender...

Certificação LEED: O Que É e Como Obter

A contribuição para um planeta mais sustentável pode ser efetuada em diversos setores - um deles sendo a construção da sua casa! Para que existam práticas sustentáveis nesta área e para assegurarmos a qualidade ecológica dos edifícios, surgiu a certificação LEED -...

Contacte-nos